Tipos de Mármores – Acabamentos, Tonalidades e Cores
Tipos de Mármores – Acabamentos, Tonalidades e Cores
No mercado existem vários tipos de mármore, este material é um tipo de pedra capaz de transformar um ambiente deixando-o elegante e sofisticado.
O que difere o Mármore do Granito:
Algumas pessoas acabam confundindo mármore com granito, ambos são pedras, porém existem algumas diferenças entre os dois materiais como:
A textura, pois, o mármore contem desenhos parecidos com veios enquanto o granito é granulado.
O brilho, pois, o mármore é menos brilhoso do que o granito.
A Resistência do mármore é menor do que a do granito, pois o granito é um material mais duro, mas nem por isso o mármore é considerado uma pedra frágil.
A porosidade, pois, o Mármore tem mais porosidade que o granito, diante disto ele acaba absorvendo um pouco mais de umidade e com isto pode ocasionar manchas na pedra.
Tipos de Acabamentos do Mármore:
O mármore possui vários tipos de acabamentos, este acabamento será escolhido de acordo com o local que o mesmo será instalado, para que o material fique bonito e dure por mais tempo.
Os tipos de acabamentos da pedra em mármore são:
- Bruto: o mármore não tem nenhum tipo de tratamento, será instalada de maneira natural como retirada da natureza.
- Jateado: o mármore fica com aspecto áspero, são muito indicados para áreas externas.
- Levigado: o mármore com acabamento levigado é lixada, mas não possui brilho, fica apenas com o aspecto de semi-polido.
- Polido: o mármore recebe um tratamento para que fique com brilho, nesse caso pode ficar bem escorregadia se tiver contato com água, é necessário pensar bem onde será instalada.
- Cristalização: coloca-se uma película na pedra de mármore para protegê-la e a pedra quando passa por essa aplicação ela fica ideal para ser usada como piso.
- Resinado: Acabamento ideal para cozinha e banheiro. O mármore com acabamento de resina líquida tem seus poros e fissuras fechados e ficam com o aspecto bem brilhante.
Tonalidades/Cores do Mármore:
O mármore pode ser encontrado em várias tonalidades e cores como:
Mármore Calacatta Oro: é um dos mármores mais caros do mercado, são sempre com o fundo branco e os veios em tons de cinza e dourado.
Este tipo de Mármore por ser um material bastante nobre, deve ser usado em ambientes fechados para evitar que sua superfície delicada manche com facilidade.
Mármore Piguês: é de origem grega e bastante parecido com o mármore carrara, a diferença é que o mármore piguês possui uma superfície mais homogênea.
Mármore Nero ou Mármore Preto: é de origem espanhola e possui longos veios brancos destacando-se dentro da pedra de mármore preto.
Mármore Carrara ou Mármore Branco Carrara: é de origem italiana, além de sempre ser encontrado em cores de mármore mais claras como o branco, ele também se caracteriza por seus veios cinza. Este mármore é um dos mais desejados e famosos.
Apesar de lindo o mármore branco pode manchar com facilidade, se você optar pelo uso deste material é preciso tomar cuidado para não derrubar nada que possa manchar a peça, e se caso isso ocorrer, é preciso fazer a limpeza o mais rápido possível do material.
Mármore Travertino: é de origem italiana, tem veios bem longos e as cores de mármore travertino passeiam por tonalidade mais claras de bege.
É aconselhável que este tipo de mármore seja utilizado em ambientes internos devido a sua porosidade.
Mármore Marrom Emperador: é de origem espanhola, tem o fundo com uma coloração marrom bem escura e os veios em dourado.
Mármore Bege Bahia: é de origem brasileira, e sua tonalidade de bege é um pouco mais forte que a do mármore travertino.
Mármore Rosso Verona: é de origem italiana, suas cores mesclam em tonalidades mais claras e mais fortes de vermelho.
Postar um comentário
ok